Artigos

Deixe um comentário

Aqui você encontra Artigos, estudo  e outros materiais, relacionados à Bíblia.

Professor eficaz

Ensinar não é somente uma ciência, mas, também, uma arte. O professor é mais um artista do que um cientista. Se ensinar fosse apenas uma ciência, então a única coisa que teríamos de fazer seria conhecer a fundo fórmulas apropriadas. Ensinar é uma arte que deve ser desenvolvida praticada e avaliada quanto à sua eficácia. Embora ensinar não seja uma ciência, há muitos pas­sos e técnicas específicas que podem tornar o ensino mais eficiente. A arte tem sua estrutura e estilo.

Segundo o autor, este manual é uma tentativa de identificar e sistemati­zar alguns elementos básicos do ensino e da aprendiza­gem. Não podemos dizer tudo, mas podemos descobrir alguns dos ingredientes essenciais para um ensino eficaz.

As Funções do Professor

Na sala de aula o professor é um polivalente e exercem muitas funções. Todavia há quatro que merecem a nossa atenção. A primeira e talvez a mais importante é a de amigo dos alunos. Esta função diz respeito ao relacionamento pessoal de cuidado, amor, atenção, que é tão importante para que pessoas possam caminhar e crescer juntas. Esse relacionamento é primordial.

A segunda função é o professor como interprete. Apesar de o professor ser um comunicador ele é muito melhor como interprete, do que como transmissor. E ele é muito feliz como interprete porque facilita a comunicação entre as pessoas.

A terceira função, que não é um tanto comum, é a de elaborador de currículo. Nem todos gostam desse trabalho, mas o professor é a melhor pessoa para este trabalho. Somente ele pode resolver se determinada atividade será ou não apropriada para aquela classe, alguns ou nenhum dos alunos. Essa função ainda faz-se necessária, pois uma das responsabilidades do professor é planejar as lições.

A quarta e ultima função é a do professor como aprendiz. Ele deve não só aprender mais continuar aprendendo. O melhor programa que uma igreja deve ter é o de professores motivados a aprender a cada dia. O desenvolvimento destas funções fará o ensino e aprendizado algo eficaz.

Resumo do livro “Manual Do Professor Eficaz” – Donald Griggs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: